Ouvir matéria
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Educação de Peabiru realizam atividades no município. O início será na quarta-feira, 18, com abertura que ocorrerá na Praça Eleutério Galdino Andrade. Às 14 horas, autoridades municipais e equipe das secretarias farão um trabalho de conscientização no centro da cidade.
Na quinta-feira, 19, acontecerá apresentação do espetáculo “O Segredo”. O Espaço Sou Arte fará a encenação da peça, às 14 horas, no Ginásio de Esportes. O evento contará com a presença de estudantes e professores das escolas municipais e estaduais, beneficiários de programas sociais e comunidade peabiruense.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Lúcia Zeglan, as atividades em alusão ao dia são utilizadas para manter viva a memória nacional e reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. “A data de combate ao abuso e a exploração sexual é comemorada em todo o país e foi instituída em 1998 após o 1º Encontro do Ecpat no Brasil”, lembra.
Em Peabiru as ações também contam com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). As atividades são realizadas com o objetivo de conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Como ressalta Lúcia, uma forma da população colaborar com o trabalho é fazer denúncias. Para isso, destaca que não é necessária a identificação do denunciante. As denúncias podem ser efetuadas gratuitamente por meio dos telefones 100, 180 ou 190. Quem preferir, também pode denunciar ao Conselho Tutelar de Peabiru através do telefone (44) 3531-1588.
Campanha – Articulado ao evento acontece a campanha Faça Bonito. Com o slogan “proteja nossas crianças e adolescentes” a ação visa chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
Fonte: Assessoria de Comunicação
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE