(44) 3531-8100

Resíduos Sólidos

Municípios da região iniciam discussão sobre resíduos sólidos em Peabiru

Segunda-feira, 09 de maio de 2016

Última Modificação: 10/05/2016 09:57:30 | Visualizada 600 vezes


Ouvir matéria

Representantes dos municípios de Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol, Fênix, Iretama, Luiziana, Nova Cantu, Peabiru e Quinta do Sol participaram da primeira reunião ordinária da Regional 10 nesta quinta-feira, 05, no auditório da Câmara de Peabiru. Entre os presentes estavam secretários, diretores e assessores da área de meio ambiente dos municípios.

O Grupo R-20, responsável pela discussão de assuntos sobre resíduos sólidos, foi uma das pautas da reunião. A coordenação da regional explicou o funcionamento, bem como apresentou a lei da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) que institui o grupo. Também foram pautados assuntos como a atuação dos municípios em relação à coleta e destinação de pneus, os principais problemas relacionados que enfrentam e sugestões para melhoria do trabalho voltado ao meio ambiente.

Os participantes receberam questionários que subsidiarão o trabalho da Coordenadoria Estadual de Resíduos Sólidos, da SEMA e do Ministério das Cidades e ainda debateram sobre a necessidade de regularizar os 22 municípios da região junto ao R-20.

O secretário de Meio Ambiente de Peabiru, Clerque Aparecido Priamo, como coordenador da regional, conduziu os trabalhos. Para ele, ficou evidenciada a importância das reuniões regionalizadas. “Percebemos que os problemas, em geral, são comuns. Com isso, poderemos buscar soluções conjuntas para nossos municípios”, avalia.

Entre as semelhanças existentes na região destaca-se o fato de que a maior parte das vezes os resíduos da construção civil, restos de poda e jardinagem, móveis e eletrônicos são descartados indiscriminadamente em canteiros e vias públicas, terrenos baldios, fundos de vales e estradas rurais.

Os participantes concordaram que há falta de recursos vinculados a investimento em ações ambientais, inclusive na estruturação técnica, administrativa e operacional para os setores de Meio Ambiente das prefeituras. Isso acarreta na realização de ações paliativas que prejudicam por diversas vezes o andamento de programas de coleta seletiva, apoios às associações de catadores e regularização de coleta de resíduos da construção.

Para Priamo, a reunião foi produtiva e a participação dos municípios é fundamental. “Esperamos que todos que integram a regional façam um esforço no sentido de estarem nas regiões regionais e estaduais. A participação além de contribuir para o fortalecimento do R-20, é uma excelente oportunidade para a troca de experiências e solução de problemas ambientais”, salienta.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também