Ouvir matéria
Os peabiruenses foram às urnas neste domingo, 04, para escolher os novos conselheiros tutelares do município. Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adilson Basseto, a eleição ocorreu com tranquilidade e a participação da população superou as expectativas. “Como não se trata de uma votação obrigatória, consideramos que os peabiruenses colaboraram com o processo. Tínhamos uma previsão menor de participantes”, disse.
O diferencial neste ano é que as eleições para o órgão foram realizadas na mesma data em todo Brasil. Em Peabiru, o Ministério Público participou do processo com orientações e fiscalização. Inclusive, a comissão eleitoral contou com a participação de dois promotores e técnicos judiciários. Entre os envolvidos com a organização também estiveram as equipes da secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e da Educação.
O prefeito, Claudinei Antonio Minchio, acompanhou a votação e agradeceu o trabalho do Ministério Público. “Ficamos satisfeitos com o desenvolvimento do processo desde a fase de inscrição dos candidatos até a finalização. Parte da tranquilidade ocorreu devido ao apoio que recebemos do Ministério Público e também pelas orientações que garantiram a transparência e seriedade”, destaca.
A comissão eleitoral registrou, ainda em julho, nove candidaturas. Uma das condicionalidades para participação era que o interessado tivesse mais de 21 anos. Como trata-se de um órgão permanente e autônomo, o Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
A publicação do edital com o resultado final deve ocorrer nesta terça-feira, 06. No total, serão eleitos cinco membros para mandato de quatro anos. Os eleitos deverão participar ainda de uma capacitação obrigatória no próximo mês antes de iniciar as atividades.
Fonte: Assessoria de Comunicação